Por Que Buscamos Aceitação? A Necessidade de Pertencer e o Medo da Rejeição

Você já se perguntou por que ainda queremos ser aceitos?

Você já parou para pensar por que, mesmo adultos, ainda sentimos aquela pontada de necessidade de sermos aceitos pelos outros? Seja na família, no trabalho ou nas redes sociais, a busca por validação é constante em nossas vidas.

A origem da necessidade de pertencer

Buscamos aceitação porque precisamos pertencer a algo, alguém ou mesmo a um grupo. Desde que nascemos, aprendemos a controlar nossos impulsos mais selvagens para viver em sociedade. É como um “acordo”: eu abro mão de fazer tudo o que quero e, em troca, a sociedade me aceita e me oferece segurança. Esse processo, que Freud chamou de “Mal-Estar na Civilização”, gera uma tensão constante.

A voz interna e o desejo de aprovação

Além disso, temos aquela voz interna que representa as regras e os ideais que aprendemos com nossos pais e com a sociedade – está sempre nos dizendo o que é certo e o que é errado. Buscar a aceitação externa é, muitas vezes, uma forma de agradar essa voz interna e sentir que estamos “fazendo a coisa certa”.

A Persona: a máscara social que usamos

Também utilizamos “Personas”, que é como a “máscara” que usamos para nos apresentar ao mundo. Essa Persona é necessária para interagirmos socialmente e sermos aceitos em diferentes contextos. Queremos que nossa Persona seja vista de forma positiva para nos sentirmos bem. Um exemplo é que não falamos com os nossos filhos da mesma forma que falamos com nossos pais, assim como não falamos com nossos colegas de trabalho da mesma forma que falamos com nossos amigos; criamos e aprendemos regras internas para cada um desses contextos.

O desejo de pertencimento e o risco da autoalienação

Mas a busca por aceitação vai além: existe um pedido universal de pertencimento, uma necessidade inata de fazer parte de uma “tribo”, de estar conectado. É o medo da exclusão, de ficar sozinho, que impulsiona essa busca por aceitação. No entanto, se a gente se identificar demais com as “personas” e buscarmos apenas a aprovação externa, podemos acabar perdendo nossa verdadeira essência. Pare e pense: em qual momento do seu dia a dia você realmente é você, sem qualquer tipo de julgamento antes de tomar uma ação ou opinião? Muitas vezes criamos alguns filtros automaticamente e nem nos damos conta de que foram utilizados.

O equilíbrio entre aceitação e autenticidade

Precisamos justamente equilibrar essa necessidade de pertencer com a nossa autenticidade.

O Desejo do Outro: A Perspectiva de Lacan

Além disso, Lacan diz que nosso desejo de pertencer não é apenas nosso, mas é o Desejo do Outro também. Muitas vezes, desejamos ser o que o Outro deseja que sejamos, ou desejamos o que o Outro valoriza. Buscar aceitação é tentar decifrar e satisfazer esse desejo do Outro para encontrar nosso lugar e nosso sentido no mundo. É um ciclo complexo de reflexos e expectativas.

O Primeiro Passo para a Liberdade 🕊️

No fim das contas, a busca por aceitação é um motor poderoso em nossas vidas, enraizado em nossa história evolutiva, em nossa formação psíquica e em nossas interações sociais. Reconhecer essa dinâmica é o primeiro passo para uma maior aceitação e liberdade.

Questões para reflexão

Ao invés de apenas tentar agradar a todos, podemos começar a nos perguntar:

  • O que eu realmente valorizo?
  • A quem eu quero agradar?
  • Essa busca por aceitação está me afastando de quem eu sou de verdade?

Entender essas questões nos permite construir relações mais autênticas e viver de forma mais plena, sem a constante necessidade de sermos validados por olhares externos. Que tal começar a praticar a autoaceitação hoje? 💛


Luciano Grenga é psicanalista, terapeuta e autor do livro “Você Não é a Sua Mente, mas Ela é Sua”. Com uma formação sólida em Psicanálise (Freud, Lacan, Jung), Neurociências e PNL, ele tem ampla experiência em auxiliar pessoas a lidar com questões emocionais, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal através da psicanálise.
Atendo com terapia psicanalítica presencialmente no Jardim Prudência – São Paulo, próximo à Vila Mascote, Campo Grande, Campo Belo e Jardim Marajoara, e também online para sua comodidade.


Para saber mais e agendar sua sessão, visite www.luciano.grenga.com.br ou entre em contato pelo Instagram: @luciano.grenga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to top