Como parar de me comparar com os outros?
A comparação constante é uma prisão silenciosa. Ela nos afasta de quem realmente somos e alimenta uma sensação crônica de insuficiência.

Do ponto de vista psicanalítico, a comparação nasce da estrutura do desejo: desejamos o que o outro tem porque acreditamos que ali está o que nos falta. O problema é que o desejo do outro é sempre uma ficção – e viver para corresponder a essa ficção nos adoece.
Romper com esse ciclo exige escuta e elaboração. Ao falar livremente sobre suas angústias e inseguranças, você começa a perceber quais desejos são realmente seus e quais foram introjetados sem consciência.
A única comparação justa é com a mulher que você era ontem – e com a que deseja se tornar.
Luciano Grenga é psicanalista, terapeuta e autor do livro "Você Não é a Sua Mente, mas Ela é Sua". Com uma formação sólida em Psicanálise (Freud, Lacan, Jung), Neurociências e PNL, ele tem ampla experiência em auxiliar pessoas a lidar com questões emocionais, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal através da psicanálise.
Atendo com terapia psicanalítica presencialmente no Jardim Prudência – São Paulo, próximo à Vila Mascote, Campo Grande, Campo Belo e Jardim Marajoara, e também online para sua comodidade.
Para saber mais e agendar sua sessão, visite www.luciano.grenga.com.br ou entre em contato pelo Instagram: @luciano.grenga.