A Necessidade de Pertencer e o Fascínio pelos Diagnósticos

Acreditem, as pessoas parecem ter uma inclinação ao sofrimento, e talvez seja por isso que aceitam, necessitam e acolhem com tanta intensidade diagnósticos de transtornos emocionais como Ansiedade, Depressão, TDAH, entre outros. ?? De alguma forma, ter um rótulo de diagnóstico faz com que elas se sintam pertencentes a um grupo específico. Vamos lembrar que somos animais sociais, ou seja, precisamos do convívio para sobreviver. Talvez ter um nome comum para o que sentem traga algum conforto, algo como "não estou sozinho" ou "tem outras pessoas que sofrem comigo".??
Mas será que esses diagnósticos estão sempre corretos? ??

Será que a depressão não é, por vezes, apenas uma tristeza profunda por ter saído de um emprego ou terminado um relacionamento? ?? Ou a ansiedade, em muitos casos, não seria simplesmente uma preocupação natural com as coisas do dia a dia: contas a pagar, a pressão por determinada tarefa no trabalho, pensamentos conflitantes sobre como ter uma conversa mais franca com alguém próximo? ??

E quem sabe o TDAH não seja, na verdade, uma falta de interesse nas tarefas rotineiras, buscando recompensas dopaminérgicas imediatas? ?? Afinal, nos últimos anos, fomos "treinados" a sermos recompensados por felicidade, desejos e amores nos 15 segundos dos vídeos das redes sociais. Tudo que ultrapassa esse tempo parece monótono, não é mesmo? ??

Talvez estejamos apenas querendo fazer parte de uma "gaveta" ou uma "caixinha" para chamar de nossa. ?? Aprendemos também, com a "honra ao mérito", a fazer parte de bolhas sociais – culpa das redes sociais, que nos mostram apenas aquilo que é do nosso interesse através de seus algoritmos. ??
Acho que devemos reaprender a viver um pouco de tristeza, decepção, tédio e lidar com os contrários. ?? Afinal, faz parte da experiência humana! ??

.


Luciano Grenga é psicanalista, terapeuta e autor do livro "Você Não é a Sua Mente, mas Ela é Sua". Com uma formação sólida em Psicanálise (Freud, Lacan, Jung), Neurociências e PNL, ele tem ampla experiência em auxiliar pessoas a lidar com questões emocionais, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal através da psicanálise.
Atendo com terapia psicanalítica presencialmente no Jardim Prudência – São Paulo, próximo à Vila Mascote, Campo Grande, Campo Belo e Jardim Marajoara, e também online para sua comodidade.


Para saber mais e agendar sua sessão, visite www.luciano.grenga.com.br ou entre em contato pelo Instagram: @luciano.grenga.

1 Comment

  1. […] não é apenas uma falta de respeito — é negligência, é preguiça clínica, é desconhecimento disfarçado de diagnóstico.A Complexidade das Relações Humanas e o Abandono da Culpa Quando alguém busca ajuda para lidar […]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to top